Quando propósitos transformam realidades

IMG_6785 cut
 

Reflexão #12

Sobre ser inspirador

18/jun./2015
por   Gabi

Não há nada mais mobilizador do que sentir-se inspirado. Um momento, uma pessoa, um filme, um livro, uma lembrança. A inspiração não vem do que se ouve, se vive ou se vê. Vem do que se sente e como se sente.

A inspiração vem da forma como enxergamos e interpretamos a mensagem. Vem pura e simplesmente da verdade do discurso, da palavra e da emoção.

No sentido literal da palavra, inspirar é trazer ar aos pulmões. É reabastecer-se, renovar-se. É um sopro de vida pra dentro de si.

É o ato de iluminar o espírito. Assim, singelo e verdadeiro. O que me leva a concluir que está exclusivamente relacionado ao despertar do melhor de cada ser humano.

Pra mim a inspiração é um exercício pessoal e intransferível, como o próprio ato de respirar. Absolutamente ninguém que não seja você mesmo pode fazer isso no seu lugar. Ou você sente e faz sentir. Ou não.

Vez ou outra pode até nos faltar o ar e essa é a apneia perfeita pra mergulhar dentro si.

IMG_7102 cut

Quem te inspira? O que te inspira e o que você acha que inspira nos outros? O que é feito das sensações, das perguntas e das emoções que você sente quando é inspirado? Suas inspirações te prendem ou te libertam?

São reflexões necessárias pra uma sociedade que tem respirado com o peito apertado e não se percebe refém de padrões diversos, que de inspiradores não tem nada (ou pelo menos não deveriam ter).

E é por tudo isso que eu queria te contar um segredo, daqueles pra espalhar pro bairro todo: você também pode ser inspirador.

Gente normal, assim como você, como eu e como os bilhões de pessoas que acordam todo o dia e saem para enfrentar suas batalhas. Cada um com a sua.

Eu me inspiro com Mandela, Gandhi, Paulo Freire, Madre Teresa, Vera Cordeiro, Oscar Schindler e Malala. Aaaah… Tem tanta gente.

Também me inspiro com a Maria que ajuda lá em casa há quase vinte anos e representa a força da mulher que se desdobra em mil para sustentar a família com dignidade.

Me inspiro com o Max que engraxa sapatos e corações no escritório em que eu trabalhava e ainda hoje me manda mensagens apaixonantes de amizade e fé.

Me inspiro com os meus pais que com muita humildade e esforço fizeram de tudo para que nunca faltasse NADA lá em casa (muito menos amor).

E me inspiro com as tantas personagens reais das nossas Experiências, que nos ensinaram mais sobre a vida do que qualquer outra coisa.

IMG_7773 cut

Eu suspeito que muitas dessas pessoas não sabem que são inspiradoras. Afinal, aparentemente, pra ser inspirador parece que a gente precisa fazer algo grandioso, que possa ser notado por muitos.

E tem algo mais grandioso do que aceitar viver a sua batalha e assumir as belezas e dificuldades de ser você mesmo e ninguém mais?

A minha história é só minha e por mais que eu faça questão de compartilhá-la com tanta gente querida, ninguém pode escrevê-la por mim.

O mesmo acontece com você. A sua história, a sua batalha e a maneira como você as enxerga são as suas mensagens pro mundo.

Por isso a importância de reconhecer o valor da sua luta e o que você tem feito dela. A gente não precisa de mais um herói fazendo coisas grandes. A gente precisa mesmo é de muitos heróis gerando mudanças pequenas.

IMG_8444 cut

Ser inspirador é ser verdadeiro com você, com o outro e conseguir transmitir essa verdade com um objetivo maior: trazer luz pro espírito e ar pros pulmões.

É aceitar que estamos sempre sendo observados por alguém e temos o poder silencioso de tocar as pessoas pelo exemplo, pelo ato e pelo simples fato de sermos quem somos.

Um ditado judaico diz que “quem salva uma só vida, salva toda a humanidade”.

Ser inspirador é isso. É salvar pelo menos uma vida, começando pela sua…

Bem vindo!

Shares
Gabi
Think Twice Brasil

    15 Comentários:

  1. leandro disse:

    Sensacional e inspirador!!! Me inspiro no think twice :) Brasil…que texto maravilhoso e gostoso de ser lido! parabéns!!

  2. Carolina disse:

    Gabi vc é minha inspiraçao!!! A cada texto que leio, me faz muito bem!!
    Amo demais!!!

  3. Carolina disse:

    Gabi vc é minha inspiraçao!!! Amo demais!!!

  4. Graziela disse:

    Que lindo texto Gabi
    Tenho o maior respeito e admiraçao pelo projeto e por vcs dois …
    Sao inspiraçao pura !!

  5. ana disse:

    gostei da simplicidade do texto, inspirador e bom de ler…

  6. Nanci disse:

    Não tem como deixar de ser inspirador quando lemos o quanto de amor, gratidão, preocupação,
    atenção com o próximo nas suas palavras Gabi.
    A grandiosidade do sentimento emanado por você nos contagia ao ponto de termos a certeza
    que há um mundo melhor surgindo prá todos.

  7. Leandro Yagome disse:

    Inspirar, como tudo, é um exercício e aprendizado. Para filtrar o melhor, mesmo nos pequenos exemplos, que passam imperceptíveis a olhos pouco treinados. Sem se intoxicar e propagar as coisas ruins que acontecem. Um grande desafio.

    E não tem idade. Faço voluntariado com crianças com câncer que são obrigadas desde cedo a serem muito fortes. E mal fazem ideia do tamanho desproporcional da força. E vejo também os pais e avós, já cheios de dificuldades, encararem mais essa barra com maestria.

    E pra mim, inspirar também é uma troca. Não apenas os familiares são inspiradores entre si, mas também aos voluntários, e vice versa.

    Como não ficar inspirado depois de um texto desses?
    Obrigado Gabi e Fe por mais essa reflexão.
    Espero que estejam todos bem. Grande abraço,

  8. João Medeiros disse:

    Uma dúvida. Por mais que isso tudo seja bonito etc, qual o resultado do trabalho? Como apresentar dados e resultados concretos desse projeto?

    • Gabi disse:

      Oi João, Bem vindo por aqui e obrigada pela mensagem! Fico feliz que tenha achado bonito, mas mais do que isso, espero que tenha feito sentido pra você. Eu escrevo pra que seja compreensível e praticável…se ainda ficar bonito, eu to no lucro!!! :) Respondendo às suas dúvidas, como o Think Twice Brasil é um projeto pessoal, sem fins lucrativos, os resultados são bastante subjetivos e relacionados diretamente ao que nos propusemos como meta desde o início: nos aprofundar em diferentes realidades, praticar a empatia, aprender e vivenciar problemas sociais e compartilhar essas experiências no site para que mais pessoas possam se beneficiar desses aprendizados e despertar para discussões relevantes. A notícia boa é que todas as metas estão sendo alcançadas, o que torna o “resultado” muito melhor do que esperávamos. Já com relação aos dados e resultados concretos do projeto, estão relatados nas Experiências, nas Reflexões e nos vídeos publicados. Lá é possível encontrar os detalhes de todas as pessoas e organizações que conhecemos, a forma como trabalham, o foco de suas ações e como contribuir com elas. E o maior e mais especial resultado são os emails e mensagens que recebemos diariamente de leitores que se identificaram com alguma das iniciativas ou das pessoas cujas histórias foram contadas no site e decidiram colocar a mão na massa para fazer algo pela causa que defendem. Contamos com mais detalhes na aba “O Projeto”, mas se ainda surgirem mais dúvidas, fique à vontade para nos escrever. Beijos

  9. Fabio Melo disse:

    Um dos textos mais lindos escritos por vocês. É de arrepiar!!!
    Vocês definitivamente me inspiram MUITO!
    Amo muito.

  10. Giovanna disse:

    Gabi, querida quero um vídeo sobre isso!!!!! Exatamente assim!
    Obrigada por esse texto, veio em um momento oportuno pra mim e acredito que para várias pessoas.
    Beijo no coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares