Programas

IMG_3416 cut

Como fruto da nossa trajetória profissional, acadêmica e especialmente da Experiência de Empatia, os programas desenvolvidos pelo instituto partem de uma abordagem pacífica e não violenta, que pretende oferecer uma visão global. Os desafios e conquistas culturais, políticos e sociais no Brasil e ao redor do mundo são compartilhados com a intenção de encurtar distâncias, instigar a prática da empatia e resgatar valores essenciais para a convivência em sociedade.

Desenvolvemos conteúdos e programas que engajam mais pessoas a se questionarem, enxergarem a sua função social e se reconhecerem como parte ativa de uma transformação cultural, política e ambiental.

Os programas são desenvolvidos para empresas, instituições de ensino e em parceria com organizações da sociedade civil. Temos como premissas prezar pela diversidade e inclusão. Buscamos endereçar questões latentes e fundamentais aos ambientes corporativos e escolares, com a intenção de estabelecer o diálogo, pacificar relações e criar oportunidades para ampliar a zona de conforto e expandir o conhecimento.

Para cada programa pago contratado, outro programa é doado para uma escola pública ou ONG. Além disso, parte do valor é investido para a realização do Projeto Sulwe, desenvolvido em uma unidade feminina da Fundação Casa.

Algumas questões que nos fazem refletir:

Por que não existem nações inteiramente pobres?
O que a Coréia do Norte tem a nos ensinar sobre liberdade?
Por que Angola nos ensinou tanto sobre generosidade?
Qual a relação entre Ruanda e o estupro como arma de guerra?
O que órfãos de Uganda podem nos ensinar sobre mérito e privilégios?
Como a empatia pode desenvolver diferentes meios e liderar grandes mudanças?
Por que a equidade de gênero é uma ferramenta essencial para a prosperidade?
Como descobrir a sua função social?

 

Pilares de desenvolvimento: Todos os programas são fundamentados em três eixos de desenvolvimento: (i) empatia; (ii) direitos humanos; e (iii) responsabilidade social.

O Instituto atualmente conta com três programas, cujos temas abordam, sobretudo, a equidade de gênero, o pensamento crítico social e o resgate de valores e virtudes. Para cada assunto tratado, histórias reais, fotografias e vídeos ilustram o debate. O formato dos programas pode ser ajustado de acordo com a necessidade do público, como roda de diálogos, workshop ou palestra, e também pode envolver mais ou menos atividades entre os participantes.

Mais detalhes dos programas oferecidos:

  • Experiência de Empatia

Uma jornada percorrendo a história, a cultura e o cenário sócio-político de diversos países trazendo à tona reflexões importantes e personagens reais que conhecemos ao longo do caminho. De vilarejos remotos no interior da África a campos de refugiados no Oriente Médio, o encontro instiga a prática da empatia através de um giro pelo mundo.

  • Mulheres pelo Mundo: Empoderamento Feminino e Transformação Social

Um programa para dialogar sobre equidade de gênero e direitos humanos, sob a ótica da história de vida e do contexto social, econômico e político de mulheres reais com quem convivemos ao longo da Experiência de Empatia. O conteúdo passa por uma breve análise do histórico e a situação atual de alguns países visitados e estabelece um paralelo com o Brasil.

  • Ressignificando o seu Papel no Mundo

Um programa pensado para resgatar virtudes e traçar um paralelo entre elas e a promoção dos direitos humanos. Compaixão, responsabilidade, resiliência e humildade são algumas das virtudes abordadas, com a intenção de despertar a reflexão sobre como podem ser incorporadas nas relações pessoais e no ambiente de trabalho.

  • Programas Especiais

Tendo a empatia como fio condutor, pensamos, criamos e facilitamos programas customizados que abordam temas variados e interdependentes, como novas formas de economia (economia colaborativa, negócios sociais e Fair Trade), participação da sociedade (engajamento político, equidade de gênero e responsabilidade social) e a jornada pessoal de cada um (resgate de valores, comunicação não violenta, reflexões sobre a função social do indivíduo).

Também realizamos os programas com turmas periódicas. Publicamos esses convites nas redes sociais e enviamos para os assinantes do site.

Para mais informações, envie-nos uma mensagem em CONTATO, ao final desta página, e ficaremos felizes em responder com mais detalhes!

Últimos Encontros

Shares